ALAGOAS – “Fapeal divulga resultados do processo seletivo do projeto Grêmio que Cria, estimulando o protagonismo juvenil na pesquisa sobre primeira infância”

No último final de semana, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) divulgou a lista de bolsistas selecionados para o projeto “Grêmio que Cria”, idealizado pela Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria) e executado em parceria com as secretarias de Educação (Seduc) e de Governo (Segov). O objetivo desse projeto é incentivar o desenvolvimento de pesquisas sobre a primeira infância em Alagoas.

As propostas foram elaboradas por jovens que fazem parte dos grêmios estudantis e também por profissionais da rede estadual de ensino responsáveis por abordar temas diversos, como violência doméstica, realidade de mães e pais solteiros, gravidez na adolescência, entre outros. Essa diversidade de assuntos mostra a importância de compreender e buscar soluções para os desafios enfrentados pelas crianças na primeira infância.

A próxima etapa desse projeto, de acordo com o edital divulgado, será a contratação dos professores e estudantes selecionados. Eles serão responsáveis por realizar um estudo sobre as políticas públicas voltadas para a primeira infância em Alagoas. Para isso, terão a oportunidade de visitar diversas escolas e comunidades, além de unidades de saúde e outros espaços que necessitem da intervenção do poder público, com o objetivo de orientar e avaliar a eficácia dessas ações.

Lançado em julho deste ano, em uma solenidade realizada no Centro de Convenções de Maceió, o “Grêmio que Cria” oferece 200 bolsas, no valor de R$ 300, para estudantes gremistas do Ensino Médio (1ª e 2ª séries). Além disso, são disponibilizadas também 50 bolsas de R$ 1 mil para profissionais que desenvolveram projetos de pesquisa sobre a primeira infância, fomentando a aprendizagem e o protagonismo juvenil. A duração das bolsas é de oito meses, podendo ser prorrogadas por mais oito.

Essa iniciativa do governo de Alagoas é fundamental para fortalecer a pesquisa e o conhecimento sobre a primeira infância, período crucial para o desenvolvimento humano. Ao investir em bolsas para estudantes e profissionais, o projeto “Grêmio que Cria” busca incentivar o protagonismo juvenil e a produção de estudos que auxiliem na formulação de políticas públicas efetivas para a infância.

A oportunidade de visitar diferentes espaços e comunidades possibilitará a compreensão das necessidades e desafios enfrentados pelas crianças nessa fase inicial da vida. Além disso, estimulará a participação dos jovens estudantes, promovendo a troca de experiências e ideias entre eles, contribuindo para o desenvolvimento de futuros líderes e transformadores da sociedade.

Com essa iniciativa, o governo de Alagoas demonstra o comprometimento em garantir uma educação de qualidade e o bem-estar das crianças na primeira infância. Espera-se que os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas contribuam para a implementação de políticas públicas mais eficientes e que possam impactar positivamente a vida das crianças alagoanas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo