Márcio Yabe é integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi contemplado pelo edital Prêmio de Excelência Acadêmica lançado pela Fapeal. A metodologia utilizada no estudo é a da Educação Comparada, que permite uma análise mais aprofundada das realidades estudadas.
De acordo com o pesquisador, o estudo enfatiza a importância do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) na compreensão dos sistemas educacionais. O Pisa é uma rede mundial de análise de desempenho escolar, que produz indicadores e informações para estudos sobre políticas educacionais. Além disso, o programa guarda semelhanças com o Recenseamento Geral do Brasil, mais conhecido como Censo.
Márcio Yabe destaca que a pesquisa trouxe algumas reflexões sobre a função do professor na formação dos sistemas educacionais. Segundo ele, a valorização e motivação dos professores são essenciais para o sucesso de qualquer sistema educacional. Ele ressalta ainda a importância de uma formação adequada e valorizada para os professores, pois isso impacta diretamente na eficácia das instituições de ensino.
Ao analisar a experiência na Finlândia, Márcio Yabe observou que a profissão docente é tão valorizada quanto a medicina, e que há uma grande quantidade de candidatos nos cursos de formação de professores. Ele enfatiza que a pesquisa teve um impacto positivo em sua própria docência, e que pretende contribuir cada vez mais para a formação de espaços propícios para uma educação crítica e emancipadora.
Márcio Yabe valoriza o investimento em pesquisa e educação como estratégias para o crescimento sadio do país em diversos setores. Ele agradece o apoio da Fapeal e afirma que seu objetivo é continuar trilhando o caminho da ciência em busca de novos rumos para a educação alagoana.
O Programa Mais Ciência, Mais Futuro, uma iniciativa do Governo de Alagoas em parceria com a Fapeal, prevê investimentos de R$ 200 milhões até 2026. O edital de Excelência Acadêmica é um dos primeiros investimentos do programa, que também contemplará outras formas de apoio à pesquisa e infraestrutura.