Ao todo, serão distribuídas 361 bolsas Pibic para sete instituições e 35 bolsas Pibit para outras quatro. Destacam-se entre as beneficiadas a Universidade e o Instituto Federal de Alagoas (Ufal e Ifal), as universidades estaduais (Unsical e Uneal), além do Centro Universitário Cesmac, Unima e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Os Centros Universitários Cesmac e Unima têm compromissos específicos de inclusão social. Estão obrigados a destinar pelo menos 60% das bolsas de iniciação científica para alunos provenientes de escolas públicas ou cujas famílias tenham uma renda de até um salário mínimo e meio, o que caracteriza situação de vulnerabilidade social.
O regulamento detalha que as bolsas serão revogadas caso o estudante tranque a matrícula, além de esclarecer que elas não contemplam atividades indiretas. Contudo, não há restrições para estudantes que já são beneficiados por bolsas assistenciais, como as de manutenção ou permanência estudantil, visto que possuem finalidades distintas da iniciação científica e tecnológica.
A Fapeal, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), reafirma seu compromisso com a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico no estado.