ALAGOAS – Fapeal Alerta Sobre Golpe de Cobrança Falsa de Registro de Domínio na Internet em Alagoas

Em um comunicado oficial, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) alertou o público sobre um esquema fraudulento envolvendo a cobrança indevida de registros de domínio na internet. A entidade ressaltou que não cobra por esses registros, desmentindo a autenticidade de e-mails que circulam com boletos falsos, particularmente um no valor de R$ 2.500, enviado a uma prefeitura do interior alagoano. Este e-mail fraudulento usa o endereço “financeiro@fapeall.com.br”, que é claramente uma adulteração do domínio legítimo da Fapeal.

A Fundação reiterou que suas comunicações sobre registro de domínios são realizadas exclusivamente por meio de ofícios, sem qualquer exigência de pagamento. A Fapeal não emite boletos nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome, destacando que qualquer tentativa de cobrança em nome da Fundação deve ser prontamente identificada como tentativa de golpe.

A situação foi descoberta após a Fapeal ter sido informada sobre o e-mail duvidoso, que foi encaminhado para uma prefeitura que possui um domínio registrado gratuitamente por meio dos serviços legítimos da Fundação. Este fato serviu de alerta para outras possíveis vítimas que podem estar sendo visadas por ataques semelhantes.

A Fapeal tranquilizou seus usuários e o público em geral, reafirmando que os serviços prestados a órgãos públicos para registro de domínios são gratuitos e não envolvem transações financeiras. A Fundação orientou que todas as comunicações autênticas partem de endereços de e-mail com o domínio “@fapeal.br”. O website oficial da instituição é “www.fapeal.br”, enfatizando que qualquer variação disso deve ser tratada com suspeita.

Para se proteger de possíveis fraudes, a Fapeal recomendou que qualquer dúvida ou envio de informações questionáveis deve ser verificada pelo endereço eletrônico oficial “atendimento@fapeal.br”. Este episódio levanta a importância de todos os setores, principalmente órgãos públicos, estarem atentos a esquemas fraudulentos que buscam tirar proveito da confiança dos usuários na era digital.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo