Sem energia, as bombas da captação não foram capazes de enviar água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Arapiraca, que fica a mais de 50 quilômetros de distância. A normalização do serviço elétrico permitirá que as bombas sejam acionadas e a água chegue gradativamente até a ETA em Arapiraca, onde passará pelo processo de tratamento antes de ser distribuída para as cidades afetadas.
Além disso, técnicos da Casal e da Agreste Saneamento identificaram um pico de sobretensão elétrica na Estação Elevatória de Água Tratada 01 (EEAT), localizada em São Brás e parte do Sistema Coletivo do Agreste (SCA). Um protocolo foi aberto junto à Equatorial para investigar a situação e profissionais especializados estão realizando análises no local.
Como resultado da redução da vazão fornecida pelo Sistema Coletivo do Agreste, alguns bairros e localidades estão temporariamente afetados, como os bairros da parte baixa de Arapiraca, São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia.
É importante ressaltar que a população afetada está aguardando a normalização do serviço elétrico para que o abastecimento de água seja restabelecido o mais breve possível. Espera-se que as medidas corretivas sejam tomadas para minimizar os impactos dessa situação.