Os municípios afetados pela interrupção no fornecimento de água incluem Arapiraca, Olho D’água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia. A falta de energia no CRD 01 impacta diretamente a distribuição de água para a parte baixa de Arapiraca, além de prejudicar o abastecimento nas áreas urbanas e rurais das demais cidades.
Assim que a energia for restabelecida, a Casal se compromete a retomar o abastecimento de água para sete dos oito municípios afetados. A exceção é Feira Grande, onde a companhia irá repassar a água tratada para a empresa Águas do Sertão realizar a distribuição. A Equatorial Alagoas, responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que equipes técnicas já estão trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível.
Além disso, os municípios de Junqueiro e São Sebastião também enfrentam problemas de abastecimento de água devido à grande quantidade de matéria sólida carreada pelas fortes chuvas para a captação que atende a essas localidades. A Casal está monitorando a qualidade da água bruta e pretende retomar o processo de tratamento assim que as condições forem ideais.
Em resumo, a falta de energia no CRD 01 em Arapiraca tem gerado impactos significativos no fornecimento de água para oito municípios do Agreste alagoano. As equipes responsáveis estão trabalhando para resolver a situação o mais brevemente possível e garantir que a população afetada volte a ter acesso à água potável de forma regular.