ALAGOAS – “Fábio Guedes, Presidente da Fapeal, é Homenageado com Título de Cidadão Alagoano por Contribuições Significativas”

Em uma cerimônia repleta de emoção e reconhecimento, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, foi agraciado com o título de cidadão honorário alagoano. A homenagem, realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nesta sexta-feira, destacou a notável contribuição de Guedes no desenvolvimento econômico, educacional e científico do estado. A honraria foi proposta pelo deputado Ronaldo Medeiros e aprovada por unanimidade entre os parlamentares.

Natural de Campina Grande, na Paraíba, Fábio Guedes vive em Maceió desde 2008 quando assumiu a posição de docente na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Desde janeiro de 2015, ele está à frente da Fapeal, e, recentemente, foi nomeado professor titular da Ufal. Em seu discurso, Guedes enalteceu o papel crucial da ciência, tecnologia e inovação para o progresso social, além de expressar sua crença na educação pública de qualidade como ferramenta para redução das desigualdades.

Ao lado de Guedes, o professor Gian Carlo Melo também recebeu o título de cidadão honorário. Melo, doutor em História e docente da Ufal, é reconhecido por suas pesquisas extensivas sobre a História do Brasil Colonial e Imperial, em especial, seus trabalhos no Arquivo Público de Alagoas.

Além desses honrados títulos de cidadania, outras distinções foram entregues. A professora Josefa Eliana Souza recebeu a Comenda Tavares Bastos por suas pesquisas relacionadas à educação na obra de Aureliano Tavares Bastos. Já o professor José Vieira da Cruz foi homenageado com a Comenda de Mérito Educacional Padre Teófanes Augusto de Barros, reconhecendo sua trajetória na área educacional.

Essas distintas homenagens evidenciam o comprometimento e as valiosas contribuições dos profissionais para o desenvolvimento cultural e educacional de Alagoas, reafirmando a importância do investimento em pesquisa e educação no caminho para um futuro mais justo e promissor.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo