Composta por 13 quadros e 11 ilustrações do talentoso artista Israel Melo, a exposição destaca monumentos icônicos como a Casa da Baronesa de Água Branca, o Paço Imperial de Penedo e o Teatro 7 de Setembro. Entre as ilustrações, poemas de autores alagoanos complementam a experiência, oferecendo ao visitante uma imersão profunda na cultura local.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da mostra ao afirmar que a união de poesia e imagem não apenas valoriza o patrimônio, mas também fortalece o senso de pertencimento e a consciência sobre a preservação da memória cultural. Mira Dantas, supervisora da Biblioteca, reforçou que o espaço é ideal para uma reflexão sobre o passado e o presente, conectando jovens gerações através da arte.
Matheus Cavalcanti, curador da mostra, é uma figura proeminente no cenário cultural alagoano. Poeta e pesquisador, ele já foi homenageado com importantes prêmios e elogia o papel da exposição na promoção do interesse pela pesquisa e valorização do patrimônio histórico do estado.
A exposição é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, convidando todos a explorarem um pouco mais sobre a rica herança cultural de Alagoas.