Os livros escolhidos para servirem de base para a exposição foram “A Menina Singeleza”, com o artesanato do Pontal da Barra, bairro de Maceió; “O Marinheirinho do Pontal”, com a história do mesmo bairro; “O Embrulho Misterioso de Nina”, retratado em Palmeira dos Índios; “Uma amizade além do tempo”, sobre Marechal Deodoro; e “O que só as minhocas podem ver?”, que se passa em Penedo.
De acordo com a coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental, Nívia Laís Lourenço, a escolha desses livros se deu pelo fato de retratarem a cultura alagoana. Além disso, ela afirma que a coleção possui histórias riquíssimas, que possibilitam um trabalho lúdico com os alunos.
Os livros da coleção Coco de Roda foram adotados como paradidáticos pelo colégio desde 2021. A preparação para a Expocultura teve início há quatro meses, com a leitura de cada obra selecionada. Em seguida, os estudantes produziram textos com base nesses livros, trabalhando nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. Além disso, eles tiveram aulas de campo em cada município retratado nas obras, onde puderam conhecer melhor a realidade desses lugares.
Para Miguel Leite, aluno do 5º ano, a iniciativa foi uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu com os livros. Ele destacou a importância de conhecer a cidade de Penedo por meio da leitura e elogiou a Expocultura como uma forma de trabalho prático.
A coleção Coco de Roda foi criada em 2009 e conta com 31 livros infantis que apresentam narrativas alagoanas, refletindo sobre as tradições, cultura e história do estado. Todas as obras foram escritas e ilustradas por autores nascidos ou radicados em Alagoas, sendo ambientadas em municípios e regiões do estado, com menção aos costumes e paisagens locais.
A exposição realizada pelos alunos do Colégio Santíssimo Senhor mostra a importância da literatura infantil e do conhecimento da cultura local na formação dos estudantes. As obras da Imprensa Oficial têm sido uma ferramenta fundamental nesse processo, contribuindo para despertar o interesse dos alunos pela leitura e valorizar a cultura alagoana.