ALAGOAS – Estudantes de Alagoas são premiados por startup inovadora desenvolvida na rede estadual de ensino.



Estudantes da rede estadual foram premiados pelo desenvolvimento de uma startup focada em soluções para o meio ambiente. O projeto, desenvolvido pelos alunos da escola estadual Princesa Isabel, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, foi destaque no Circuito Alagoano de Startup e agora irá concorrer ao Inova Brasil, em Recife (PE).

Sob a orientação do professor Rafael Holanda, a equipe criou um método científico que utiliza a luz para degradar e tratar os resíduos presentes nos efluentes dos rios. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o laboratório de Nanopartículas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), chamou a atenção por sua inovação e potencial de negócio.

A ideia da startup surgiu a partir das aulas de Projetos Integradores (PI), onde os estudantes buscam soluções para problemas de suas comunidades. Preocupados com as questões ambientais, um grupo de alunos começou a desenvolver um sistema de tratamento de esgoto. O projeto foi submetido ao edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e atualmente conta com a participação de 13 alunos.

A equipe realizou diversas pesquisas e buscaram sempre inovar no desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (MVP), que foi apresentado para outras empresas e startups. Durante esse processo, receberam dicas e conselhos de profissionais do segmento, o que contribuiu para a formalização da empresa.

Os resultados do projeto foram além do esperado, impactando positivamente a vida acadêmica e pessoal dos estudantes envolvidos. A criação da startup incentivou os alunos a manterem boas notas e desenvolverem habilidades de trabalho em equipe, além de abrir portas para propostas de emprego e negócios no futuro.

A diretora da escola, Joseane Martins, destaca a importância desse tipo de iniciativa no ambiente escolar, ressaltando que a educação empreendedora auxilia os estudantes a lidarem com os desafios da atualidade. Com o objetivo de expandir ainda mais a empresa, a direção da escola disponibilizou uma sala exclusiva para o projeto. Além disso, os alunos estão trabalhando no desenvolvimento da marca do negócio, pesquisa de mercado e aperfeiçoamento da identidade da empresa.

A equipe agora se prepara para o próximo desafio, o Inova Brasil, que acontecerá em outubro, no Recife (PE). A competição selecionará 10 startups para um processo de aceleração. Os estudantes estão otimistas e confiantes de que o sucesso alcançado até o momento é apenas o começo de uma trajetória de sucesso para a startup da escola estadual Princesa Isabel.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo