Nove instituições foram designadas como polos de aplicação das provas da OBFEP em Alagoas, incluindo escolas e campus do Ifal. No total, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos para participarem da edição 2023 da OBFEP. Esse número colocou o estado como o terceiro maior em número de escolas inscritas na olimpíada, ficando atrás apenas de São Paulo e Ceará, empatando no terceiro lugar com Pernambuco e Piauí. Em todo o Brasil, 1.330 escolas garantiram vaga na competição.
Do total de estudantes inscritos na edição 2023, 70 são da rede estadual, 5 são das redes municipais, e o Instituto Federal de Alagoas inscreveu oito unidades. Os estudantes melhores classificados na OBFEP recebem medalhas e concorrem a bolsas de iniciação científica.
A OBFEP é organizada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Secretarias Municipais de Educação. O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa, destacou os bons resultados obtidos pela rede estadual na OBFEP nos últimos anos, ressaltando que Alagoas tem ficado entre os cinco primeiros estados com maior número de inscritos.
A competição tem como objetivo estimular o interesse pela física entre os estudantes da rede pública e promover o desenvolvimento científico e tecnológico no país. A OBFEP é promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem seu conhecimento e habilidades na área da física.