Esses alunos, selecionados para integrarem a Imprensa Jovem, terão a oportunidade de atuar como repórteres durante o evento, produzindo conteúdo digital e entrevistando especialistas. A preparação dos jovens repórteres está sendo feita pelo curso de qualificação oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com a orientação dos jornalistas Bruno Soriano e Henrique Pereira, os estudantes estão desenvolvendo habilidades essenciais de comunicação no Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie), no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no bairro do Trapiche.
O curso envolve práticas teóricas e práticas, incluindo técnicas de entrevista, gravação, edição e produção de conteúdo. Além disso, uma oficina adicional sobre “O poder da imagem nas redes sociais e as ferramentas mais utilizadas na edição de conteúdo” será realizada, seguida por uma coletiva de imprensa simulada com a secretária Roseane Vasconcelos, oferecendo aos jovens uma experiência realista da cobertura de eventos importantes.
Entre os estudantes participantes está Danilo Barbosa, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Quintella Cavalcanti, em Arapiraca. Ele destacou a relevância das técnicas aprendidas nas aulas para sua vida profissional futura. “Estamos aprendendo técnicas muito importantes que, com toda certeza, levaremos para a vida e para o mercado de trabalho, independente de qual área escolhermos. Aprendi como me portar em frente às câmeras, como entrevistar autoridades e ideias de produção de conteúdo. Estou amando fazer parte de tudo isso”, afirmou Danilo.
Alana Damásio, estudante do 3º ano do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, unidade Maceió, também está animada com a perspectiva de uma carreira na comunicação após sua participação na Imprensa Jovem. “Depois das aulas, comecei a me imaginar cada vez mais na área da comunicação. Acredito que a experiência com o G20 vai me ajudar a decidir definitivamente e, assim, iniciar a minha trajetória profissional”, destacou Alana. Ela acrescentou que, recentemente, participou de um intercâmbio educacional e cultural com a China, onde teve a chance de conhecer jovens repórteres e aprender sobre a cultura e o sistema educacional daquele país.
A iniciativa da Seduc não só proporciona uma experiência prática valiosa para esses jovens repórteres, mas também contribui para a formação de futuros profissionais capacitados, promovendo a educação e a inserção de estudantes no mercado de trabalho digital. As ações empreendidas refletem um compromisso com a inovação e a preparação dos jovens para os desafios contemporâneos.