ALAGOAS – Estudantes da Rede Estadual Brilham nas Olimpíadas Alagoanas com 45 Medalhas em Ciências e Matemática

Em um feito notável para a educação pública, a rede estadual de ensino de Alagoas conquistou 45 medalhas nas Olimpíadas Alagoanas de Química (OALQ), Matemática (OAM) e Quimeninas em 2025. As provas destes eventos foram realizadas entre agosto e setembro, com a cerimônia de premiação da OAM marcada para o dia 27 de novembro no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na OALQ, 26 estudantes foram galardoados, com 6 medalhas de ouro, 10 de prata e 10 de bronze. As escolas participantes incluíram unidades renomadas como as escolas estaduais Adalberto Marroquim em Batalha, José Enoque de Barros em Girau do Ponciano e várias outras. Além disso, a rede obteve 187 Menções Honrosas, destacando-se alunos de instituições como as escolas estaduais Belarmino Vieira Barros e Muniz Falcão, entre outras.

Na Olimpíada Quimeninas, uma competição dedicada a alunas e ligada ao Programa Nacional Olimpíadas de Química, o destaque foi para Jamile Bonifácio Santos, que conquistou a prata, além de 38 Menções Honrosas distribuídas entre diferentes escolas.

No total, 6617 estudantes participaram da OALQ, com a rede estadual contribuindo com mais da metade desse número, enquanto a Quimeninas teve 2095 participantes, com a rede estadual inscrevendo 362 alunas.

Já na OAM, organizada pelo Instituto de Matemática da Ufal, a rede estadual conquistou 18 medalhas, incluindo um ouro, cinco pratas e doze bronzes, além de sete Menções Honrosas. A competição contou com a participação de 5262 estudantes, dos quais 1164 eram da rede estadual.

As vitórias não só destacam o talento e empenho dos alunos, como também refletem a dedicação dos professores e gestores. As conquistas servem como inspiração e incentivo para o avanço do ensino das Ciências Exatas no estado de Alagoas.

Sair da versão mobile