Os interessados devem cumprir alguns requisitos básicos, como serem cidadãos brasileiros, possuírem licenciatura em Língua Inglesa e no mínimo cinco anos de experiência no ensino do idioma. Além disso, é necessário ser professor efetivo de ensino médio na Rede Estadual, ter o estágio probatório concluído e destinar pelo menos 50% de sua carga horária à sala de aula.
O objetivo do programa é priorizar educadores que possuem pouca ou nenhuma experiência acadêmica ou profissional no exterior. A edição de 2026 ocorrerá entre agosto e dezembro, oferecendo aos selecionados um semestre acadêmico intensivo. Durante esse período, os professores participarão de aulas sobre metodologias de ensino, planejamento de aulas, uso de tecnologias educacionais, liderança e ainda realizarão um estágio supervisionado em escolas de ensino médio nos EUA.
Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para a Gerência Especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual, manifestando interesse e comprovando que atendem os requisitos destacados no edital. As candidaturas serão analisadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que terá até 21 de março para enviar os candidatos selecionados à Comissão Fulbright. Após essa etapa, os professores receberão instruções sobre como proceder com o preenchimento de formulários online e envio de vídeos exigidos pelo processo seletivo.