ALAGOAS – Escolas Têm Até Domingo para Inscrever Projetos na Semana de Pesquisa e Inovação da Ufal

As escolas têm até domingo, 18 de agosto de 2024, para inscrever seus projetos na aguardada Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) de 2024. Considerado um dos eventos mais importantes para a divulgação e popularização da ciência no estado, a Sinpete acontecerá de 16 a 22 de outubro nas cidades de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Com o tema “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros”, o evento promete trazer discussões e projetos inovadores focados em soluções educacionais, sociais e ambientais. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Sinpete, destinado tanto para estudantes quanto para professores que desejam participar das atividades e apresentar suas pesquisas.

Os interessados podem optar por se inscrever em três diferentes editais: o de concursos e ideias inovadoras, que permitirá a apresentação de projetos; o de propostas formativas, onde professores da Educação Básica poderão ministrar minicursos, oficinas, palestras e lançar livros; e o de comunicação oral/exposição de pôsteres, também destinado a professores.

As escolas também podem inscrever turmas de 15 a 45 estudantes, acompanhadas por, pelo menos, dois servidores da instituição, para visitação guiada ao evento. Os polos de visitação incluem os campi da Ufal em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Cada campus oferece uma estrutura específica para receber os alunos e proporcionar uma experiência enriquecedora no mundo da ciência e tecnologia.

Um dos destaques da Sinpete é o Concurso de Ações Inovadoras, que exibe projetos com grande potencial para resolver problemas científicos, educacionais, sociais e ambientais por meio da ciência, tecnologia e empreendedorismo. Esse concurso tem demonstrado ser uma plataforma crucial para jovens talentos e seus mentores. Em 2023, 13 projetos de oito escolas estaduais foram premiados. A professora Tatiane Omena, orientadora de dois dos projetos vencedores no ano passado, comentou sobre os benefícios de participar do evento: “A Sinpete abre as portas da universidade para as escolas, é gratificante, uma experiência ímpar em todos os sentidos. Nossos alunos adquirem conhecimento importante para a sua formação, passam a ter mais desenvoltura em apresentações ao vivo e trocam experiências com outros estudantes”, ressaltou.

Com a proximidade do prazo final, cresce a movimentação nas escolas interessadas em participar dessa iniciativa que promete transformar a relação entre a educação básica e o universo da inovação científica no estado. A expectativa é de que, mais uma vez, o evento inspire e motive alunos e professores a se envolverem cada vez mais com a ciência e a tecnologia, contribuindo para um futuro mais sustentável e inovador.

Sair da versão mobile