As inscrições para a Sinpete já estão abertas e as atividades do evento estão programadas para acontecer de 16 a 22 de outubro. As cidades de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema irão sediar as atividades, que contarão com projetos e pesquisas apresentados por estudantes e professores. Além disso, diversas outras atividades formativas serão oferecidas, como minicursos, oficinas, palestras e mesas redondas.
Os interessados podem se inscrever em três diferentes editais: de concursos e ideias inovadoras, de propostas formativas e de comunicação oral/exposição de pôsteres. Além disso, as escolas também têm a opção de inscrever turmas de alunos para uma visitação guiada no evento.
Na edição anterior, a rede estadual de ensino apresentou 63 trabalhos, sendo 31 no Concurso de Ações Inovadoras e 32 propostas de exposições de pôsteres, palestras, minicursos e oficinas. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também participou do evento, exibindo os projetos desenvolvidos na rede estadual em seu stand.
A coordenadora da Sinpete, Vera Pontes, destaca o crescimento do evento nos últimos anos e ressalta a importância de fortalecer a relação entre a universidade e as escolas da Educação Básica por meio da ciência, tecnologia e inovação. A secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Sueleide Duarte, elogiou a iniciativa, destacando a importância da pesquisa e ciência na vida das pessoas, especialmente durante a pandemia.
Portanto, a Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Ufal promete ser um momento enriquecedor para alunos, professores e pesquisadores que desejam compartilhar e adquirir conhecimento e experiências na área da ciência e tecnologia.










