Desde a sua criação há 20 anos, a OBMEP tem atraído milhões de estudantes, e em 2024 reuniu mais de 18,5 milhões de participantes em todo o território brasileiro. Apenas em Alagoas, foram quase 340 mil estudantes de 884 escolas. Este ano, a competição se divide em duas fases: a primeira ocorrerá em 3 de junho com prova objetiva e a segunda, no dia 25 de outubro, com uma prova discursiva.
Os vencedores receberão, além das medalhas, a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), que oferece bolsas do CNPq. Outra novidade deste ano é o reconhecimento aos professores, que além de diplomas e livros, receberão uma medalha de ouro especial. Eles também concorrerão a viagens para cerimônias e encontros importantes.
A última edição destacou Alagoas no cenário nacional, com a conquista de 78 medalhas pela rede estadual, das quais 22 também foram reconhecidas em nível nacional, competindo com alunos de todo o Brasil. O estado totalizou 62 medalhas nacionais e, ao considerar todas as categorias e instituições, chegou a 287 medalhas.
Um exemplo de sucesso é Amon Chalegre, aluno alagoano que devido ao seu desempenho na OBMEP, conquistou uma vaga no prestigiado curso de bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech. A história de Amon reflete o impacto positivo da OBMEP na vida dos jovens, incentivando o interesse pela matemática e abrindo portas em instituições de destaque.