Os eleitores, que se dividem em diversas categorias, desempenharão um papel fundamental na formação das equipes gestoras. Pais com múltiplos filhos em uma mesma escola terão direito a um voto único, mas poderão votar em mais de uma unidade escolar onde tenham filhos matriculados.
Para assegurar a transparência e a correta condução do processo, as Gerências Especiais de Educação (GEEs) monitorarão todo o procedimento. As regionais de Alagoas demonstraram forte mobilização, com destaque para a 1ª e a 13ª GEE, que apresentam o maior número de chapas e escolas participando da consulta.
O cronograma pós-consulta inclui a análise de recursos e divulgação dos resultados finais até 19 de dezembro, seguido pela transição de gestão entre 22 e 31 de dezembro. A nova equipe gestora iniciará formalmente suas funções em 2 de janeiro de 2026, com o compromisso de promover uma educação de qualidade e atender às necessidades da comunidade escolar alagoana.