Os projetos serão apresentados por alunos das escolas estaduais Professor Ernani Méro, Dr. Alcides de Andrade, Comendador José da Silva Peixoto, Professor João Valeriano de Oliveira e Gabino Besouro, de Penedo; Correia Titara, de Piaçabuçu; Anália Tenório, de Olho d´Água Grande; Firmo de Castro e Indígena Francisco Queiroz Suíra, de Porto Real do Colégio.
A mostra conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). O evento será realizado no Ginásio Padre Manuel Vieira, em Penedo, no dia 17 de outubro, e na Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo, no dia 19 de outubro, das 8h às 17h.
Os projetos abrangem diversas áreas, como ciências biológicas, ciências exatas e da terra, engenharia, programação e robótica, e ciências humanas. O tema central dos trabalhos é voltado para as ciências básicas e o desenvolvimento sustentável, seguindo a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Segundo Ricardo Lisboa, superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, os projetos vencedores serão selecionados para participar da Febrace-USP, a maior feira científica do país. Ele destaca a importância da mostra como uma oportunidade de expor as ações de iniciação científica das escolas da região.
Além das escolas mencionadas, também participarão do evento as escolas estaduais Nossa Senhora da Apresentação e Guedes de Miranda, de Porto Calvo; Margarida Pugliesi, de São Luiz do Quitunde; Ciridião Durval, de Porto de Pedras; Sebastião Felisberto de Carvalho, da Barra de Santo Antônio; Delmo Ferreira da Silva, de Jundiá; Francisco Falcão, de São Miguel dos Milagres; Maria Antônia de Oliveira Santos, de Matriz de Camaragibe; Ambrósio Lira, de Passo do Camaragibe; José Ribeiro Caminha, de Campestre; e Dom Eliseu de Oliveira, de Japaratinga.
O evento é uma oportunidade para que os estudantes mostrem e compartilhem seus conhecimentos científicos com a comunidade e promovam a valorização da pesquisa e da inovação no ambiente escolar. A Mostra Científica Estadual de Criatividade, Pesquisa, Inovação e Tecnologia na Educação busca despertar o interesse dos alunos pelas ciências e incentivá-los a descobrir soluções para os desafios do mundo contemporâneo.