ALAGOAS – “Escola Guilhermino de Oliveira Alcança Nota Recorde no Ideb e Supera Média Nacional”

A Escola Estadual Guilhermino de Oliveira, em Maceió, alcançou um marco histórico ao obter a melhor nota entre as instituições da rede estadual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Com uma impressionante evolução de 5.3 em 2021 para 7.0 em 2023, a escola não só superou a média nacional, como também se consolidou como um exemplo de excelência e dedicação na educação. Este resultado destacou a escola no cenário educacional de Alagoas, onde a média geral dos Anos Iniciais ficou em 6.0, em consonância com a média brasileira.

Localizada no bairro da Gruta de Lourdes, a instituição, que atende cerca de 162 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, viu o resultado deste esforço coletivo ser celebrado por toda a comunidade escolar. A gestão da escola atribui esta conquista ao empenho conjunto de professores, alunos, pais e toda a equipe administrativa.

Wagner Aristides, gestor da escola, sublinhou a importância do trabalho em equipe. “Nosso trabalho sempre foi em equipe, cada um cumprindo seu papel, dentro e fora da escola, com a família sempre próxima. Nosso segredo foi manter um bom planejamento e seguir cumprindo cada uma das etapas até a data da prova”, afirmou. Aristides, que atuava como articulador de ensino no último ano, ressaltou que mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, a equipe manteve-se determinada e focada em melhorar a qualidade do ensino. O resultado foi a superação da meta interna de 6.9, sendo esta ultrapassada com êxito.

A coordenadora pedagógica da escola, Maria Inês da Silva, também destacou a importância do planejamento e do envolvimento de toda a comunidade escolar. Segundo ela, o foco esteve nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, com reforço escolar no contraturno e a realização de inúmeros simulados. “Inicialmente achávamos bem desafiadora a meta 6.9, mas, ainda assim, acreditamos. A preparação começou desde março, atuando nas deficiências apresentadas e, a cada simulado, víamos pelos resultados que estávamos bem, que estávamos avançando”, declarou.

Olhando para o futuro, a Escola Estadual Guilhermino de Oliveira já planeja os próximos passos para garantir que o sucesso continue. Simulados, reforços no contraturno e o estudo constante da tabuada e da língua portuguesa continuarão a ser pilares do planejamento. A recém-chegada articuladora de ensino, Gilvânia Barbosa, salientou o comprometimento e a qualidade do corpo docente como fatores cruciais para a manutenção e superação dos resultados obtidos.

Com a celebração ainda em curso, a comunidade escolar da Guilhermino de Oliveira se prepara, com entusiasmo, para novos desafios, com a certeza de que a união e o trabalho duro são a chave para o sucesso contínuo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo