ALAGOAS – Escola Estadual em Ibateguara se Destaca entre as 20 Melhores do Brasil com Ideb 6,6 no Ensino Médio



A Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira, localizada em Ibateguara, Alagoas, alcançou uma posição de destaque nacional no cenário educacional. A instituição figura entre as 20 melhores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino médio no Brasil, com uma média de 6,6. Essa é a segunda vez consecutiva que a escola atinge o melhor Ideb do ensino médio no estado, superando seu próprio desempenho de 2021, quando obteve 6,2 pontos.

Com 760 estudantes matriculados, sendo 577 no ensino médio regular e 183 na modalidade de Educação de Jovens e Adultos Modular, a Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira é a única unidade de ensino médio em Ibateguara. Majoritariamente composta por alunos da zona rural, a instituição tem mostrado notável evolução a cada ano, resultado de um trabalho coletivo e focado na melhoria contínua.

Raabe Bispo, gestora-geral da escola, atribui o sucesso ao compromisso e às ações integradas da comunidade escolar. “Os números são a prova de um trabalho realizado. Quando ficamos em primeiro lugar em 2021, muitas pessoas nos perguntaram como isso foi possível. E a gente já respondia: priorizando estudante e formação docente, o que inclui, dentre outras ações, acompanhamento pedagógico, formação docente via HTPC e acompanhamento da frequência escolar do estudante com busca ativa e visita à comunidade. E agora, com esse resultado de 2023, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou Bispo.

A gestora também prevê um impacto positivo nas próximas ações da escola. “Ficamos muito orgulhosos e temos a certeza de que iremos fazer mais. Esta conquista é fruto de um trabalho orquestrado e alinhado com toda a comunidade escolar. Para os próximos anos, queremos continuar aumentando as proficiências, inclusive estamos com um trabalho intenso de preparação para a prova do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas, o Saveal, que acontece agora em novembro”, completou.

Além da Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira, outros colégios estaduais também se destacaram pelo desempenho no Ideb. No total, 17 escolas da rede estadual estão entre as dez melhores notas do ensino médio em Alagoas.

O avanço significativo de Alagoas no Ideb é notável em todas as etapas da educação básica. Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, o estado alcançou a média brasileira de 6,0, o que o coloca em 9º lugar no ranking nacional. Já nos anos finais, Alagoas obteve a nota 5,0, igual à média nacional, ficando na 7ª posição no Brasil e em 3º lugar no Nordeste.

No ensino médio, o estado também registrou progresso, passando de um Ideb de 3,6 em 2021 para 4,1 em 2023, próximo à média nacional de 4,3. Este resultado coloca Alagoas na 15ª posição no Brasil e em 4º lugar no Nordeste.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destaca os esforços contínuos para a melhoria da qualidade educacional no estado. “Este resultado nos deixa muito felizes, pois é consequência do esforço do Governo de Alagoas, por meio do Regime de Colaboração com os 102 municípios alagoanos, com o objetivo não apenas de melhorar nossos índices, mas também de recuperar as perdas que tivemos na pandemia”, afirmou Vasconcelos.

O compromisso do governador Paulo Dantas em não deixar nenhum município desamparado, aliado ao programa Escola 10 e ao engajamento dos professores, tem sido fundamental para os avanços educacionais em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo