ALAGOAS – Equipes do Hemoal realizam coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió para facilitar acesso dos voluntários.

Na terça-feira, dia 02 de abril de 2024, as cidades de Arapiraca e Maceió receberam equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coletas externas de sangue. A iniciativa teve como principal objetivo facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, visando atender de forma eficiente a demanda de transfusões das maternidades e hospitais.

Em Maceió, a ação ocorreu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), das 8h às 16h. Já em Arapiraca, a coleta foi realizada na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Os candidatos devem ter boa saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 a 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, portando os documentos de identificação.

Além disso, o MS exige que os doadores não tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos. Para os doadores habituais que desejam repetir o procedimento, é necessário respeitar intervalos específicos.

Candidatos que tenham feito piercings, tatuagens, maquiagem definitiva ou micropigmentação precisam aguardar um ano para poder doar sangue. Também não é permitida a doação para aqueles que ingeriram bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou que dormiram menos de 6 horas na noite anterior.

A doação de sangue é um ato solidário e fundamental para salvar vidas. As equipes volantes do Hemoal estão sempre em atividade, buscando garantir o abastecimento dos bancos de sangue e atender às necessidades dos hospitais e maternidades. Se você atende aos requisitos para ser um doador, não hesite em contribuir com essa causa tão nobre.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo