ALAGOAS – Equipe da Sefaz-AL participa da 78ª reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais em Fortaleza (CE)

Equipe da Sefaz marca presença na 78ª reunião ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais

Representantes da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) marcaram presença na 78ª reunião ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), que aconteceu em Fortaleza (CE) entre os dias 20 e 22 de novembro. O objetivo do encontro foi debater questões fiscais e financeiras em nível nacional, visando a troca de experiências e a busca por soluções para os desafios enfrentados pelos estados federados.

Durante a reunião, o superintendente especial do Tesouro Estadual, João Pedro, e o superintendente de Análise, Informações e Sistemas Contábeis, Lucas Benevides, representaram a Sefaz-AL. Eles participaram de discussões sobre boas práticas contábeis, execução financeira, estratégias e soluções para reduzir os custos dos serviços financeiros demandados pelas Unidades Federativas (UF) e o Distrito Federal (DF). A presença da equipe da Sefaz-AL foi destacada como vital para representar e defender as solicitações específicas de Alagoas, levando em consideração as particularidades de cada estado.

João Pedro ressaltou a importância da participação da equipe da Fazenda de Alagoas no Gefin para potencializar os resultados da gestão financeira do estado. Ele destacou que no encontro foram discutidas as melhores práticas e os pleitos que cada unidade federal deseja apresentar à União, ao Tesouro Nacional e ao Ministério da Fazenda, enfatizando que os estados são avaliados pelo Tesouro Nacional quanto à capacidade de pagamento e índice de qualidade da informação contábil. Segundo o superintendente, os estados são ranqueados, e compartilham suas demandas no fórum para buscar mudanças.

O Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) é um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), responsável pelo acompanhamento das questões fiscais e financeiras de ordem nacional, com impacto nas finanças dos estados federados. O intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira, escrituração e consolidação de contas, transparência fiscal, dívida pública, receita e despesa pública, gestão fiscal, legislação e qualidade do gasto é um dos principais objetivos do grupo.

Sair da versão mobile