Representantes da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) marcaram presença na 78ª reunião ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), que aconteceu em Fortaleza (CE) entre os dias 20 e 22 de novembro. O objetivo do encontro foi debater questões fiscais e financeiras em nível nacional, visando a troca de experiências e a busca por soluções para os desafios enfrentados pelos estados federados.
Durante a reunião, o superintendente especial do Tesouro Estadual, João Pedro, e o superintendente de Análise, Informações e Sistemas Contábeis, Lucas Benevides, representaram a Sefaz-AL. Eles participaram de discussões sobre boas práticas contábeis, execução financeira, estratégias e soluções para reduzir os custos dos serviços financeiros demandados pelas Unidades Federativas (UF) e o Distrito Federal (DF). A presença da equipe da Sefaz-AL foi destacada como vital para representar e defender as solicitações específicas de Alagoas, levando em consideração as particularidades de cada estado.
João Pedro ressaltou a importância da participação da equipe da Fazenda de Alagoas no Gefin para potencializar os resultados da gestão financeira do estado. Ele destacou que no encontro foram discutidas as melhores práticas e os pleitos que cada unidade federal deseja apresentar à União, ao Tesouro Nacional e ao Ministério da Fazenda, enfatizando que os estados são avaliados pelo Tesouro Nacional quanto à capacidade de pagamento e índice de qualidade da informação contábil. Segundo o superintendente, os estados são ranqueados, e compartilham suas demandas no fórum para buscar mudanças.
O Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) é um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), responsável pelo acompanhamento das questões fiscais e financeiras de ordem nacional, com impacto nas finanças dos estados federados. O intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira, escrituração e consolidação de contas, transparência fiscal, dívida pública, receita e despesa pública, gestão fiscal, legislação e qualidade do gasto é um dos principais objetivos do grupo.