A equipe de comunicação da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) foi responsável por todo o planejamento do evento, desde a identidade visual até a cobertura do encontro, que teve como local a Biblioteca Parque Estadual. O trabalho dos profissionais da Seris foi elogiado pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), órgão federal ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O convite à equipe da Seris, liderada pela jornalista e policial penal Mônica Cavalcante, foi feito há alguns meses e contou com o apoio do secretário Diogo Teixeira. Graças a esse apoio, a equipe pôde realizar um trabalho de qualidade no Rio de Janeiro.
O objetivo do encontro nacional é compartilhar experiências relacionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas unidades prisionais. Esse é um assunto que tem recebido destaque nacional no sistema prisional de Alagoas, pois a Seris conseguiu aumentar em 159% o número de reeducandos em processo de alfabetização desde 2022.
Cintia Rangel, diretora de Políticas Penitenciárias da Senappen, explicou que o encontro busca reforçar o compromisso com a educação em ambientes prisionais e destacar a importância da atuação em rede. Segundo ela, a educação é a forma mais evidente de transformação do indivíduo e de ressignificação de vidas.
Durante o evento, estão sendo abordados diversos temas relacionados à educação prisional, como a experiência de EJA integrada à educação profissional e tecnológica nas prisões. O encontro acontece até esta terça-feira e busca promover o intercâmbio de experiências para fortalecer o trabalho nessa área tão importante para a ressocialização dos indivíduos que estão cumprindo penas no sistema prisional.