A iniciativa, organizada pela Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Sesau, tem como objetivo reunir coordenadores e gestores que atuam na área de saúde bucal dos 102 municípios alagoanos. A assistência em saúde bucal é assegurada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) gerenciados pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Durante o evento, serão realizadas diversas atividades, como rodas de conversa, apresentações de trabalhos e experiências profissionais, além de três palestras. Renato Taqueo Ishigame, técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, abordará o tema “A saúde bucal no contexto da nova Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) e Brasil Sorridente”.
A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, Maria de Lourdes Mota, ressalta a importância do encontro para ouvir as demandas dos coordenadores municipais e discutir perspectivas e desafios da área. Para ela, a melhoria dos serviços de saúde bucal em Alagoas é fundamental.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância de políticas públicas que garantam a qualidade de vida da população através do cuidado com a saúde bucal. Ele enfatiza que o cuidado com os dentes não só previne problemas de saúde, mas também impacta na autoestima das pessoas. A Sesau reafirma seu compromisso com a promoção da saúde bucal e o bem-estar da população alagoana.






