Durante o evento, Arabella Mendonça apresentou diversas iniciativas que visam promover a inclusão e a cidadania, destacando os esforços voltados para grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e animais. Dentre as iniciativas voltadas para crianças e adolescentes, foi destacado o trabalho da Escola de Conselhos, gerida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que capacita profissionais do Sistema de Garantia de Direitos para melhor atender esse público.
Entre os programas apresentados, o “Todo Dia É 18 de Maio” chama a atenção no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A secretária comentou sobre a disponibilização do Kit Trilha da Cidadania e a capacitação de técnicos para a implantação de jogos educativos nos municípios, além dos serviços prestados pelo Centro de Referência em Atenção à Criança e Adolescente (Crad), que ampara vítimas ou testemunhas de violência.
Na esfera da atenção aos idosos, a Secdef tem promovido ações para defender e promover os direitos desse grupo, assim como prevenir e combater violências. Foi mencionado o benefício da passagem gratuita no transporte intermunicipal para idosos, um auxílio importante para essa parte da população.
A reunião também abordou a política de proteção animal. Arabella destacou as ações de combate aos maus-tratos, citando como exemplo o trabalho eficaz desenvolvido em União dos Palmares, que tem sido referência em políticas de bem-estar animal.
A secretária ainda abordou medidas de inclusão, como o Festival da Inclusão, que em 2024 se expandiu para três cidades além da capital, o Cartão da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e os serviços oferecidos pela Central de Intérpretes de Libras (CIL) voltados para a comunidade surda.
Por fim, o encontro do Coegemas reforça a importância da troca de experiências e da busca pelo aprimoramento contínuo na gestão municipal de políticas de assistência social, essenciais para fortalecer a cidadania e o bem-estar dos alagoanos.