A iniciativa levantou a discussão sobre que tipo de líder Zumbi seria nos tempos atuais, provocando reflexões sobre a liderança e a resistência negra contra a escravidão. O encontro contou com a presença de centenas de servidores de todos os setores, desde efetivos a estagiários, e teve como destaque uma roda de conversa que incluiu a superintendente da Receita Estadual, Alexandra Vieira; o líder comunitário e secretário municipal de Assistência Social (Semas) da cidade de Cubatão (SP), Sebastião Ribeiro, mais conhecido como Zumbi; e o CEO da rede Mundaú Mundo, Carlos Jorge.
Durante a roda de conversa, Sebastião Ribeiro compartilhou sua trajetória de superação e liderança, destacando a responsabilidade que um cidadão tem na influência da sociedade. Ele afirma não se considerar um líder, mas alguém que “faz sua parte”. Já Alexandra Vieira, mulher negra que lidera uma equipe formada por dezenas de pessoas na Sefaz, emocionou-se ao contar sua trajetória de estudo e superação, enfatizando a importância do apoio dos gestores que a incentivaram a chegar a uma posição de liderança.
A roda de conversa foi mediada pelo empreendedor social Carlos Jorge, que já atuou como secretário de assistência social e secretário de habitação na capital do estado de Alagoas e foi premiado pelo reconhecimento pela luta por Direitos Humanos. Além das discussões, o evento contou com uma apresentação da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte – Capoeira (Abadá-Capoeira), pertencentes à ONG Viva Mundaú, que realizou uma apresentação de capoeira, expressão cultural brasileira que mistura elementos como arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
O “Encontro com Zumbi” foi uma oportunidade para a Secretaria da Fazenda promover diálogos importantes sobre liderança, resistência e a valorização da cultura afro-brasileira. O evento reuniu centenas de participantes e contribuiu para a reflexão sobre a importância da atuação de líderes comunitários, como Zumbi, e a valorização da diversidade étnico-racial na sociedade.