O Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) divulgou nesta terça-feira (2) a lista das entidades que serão beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos no ano de 2024. Um total de 462 entidades em 92 municípios alagoanos receberão as doações vindas da agricultura familiar do estado.
As entidades que foram aprovadas pelo Ministério se enquadram em diversas categorias, tais como rede socioassistencial, equipamentos públicos e sociais de segurança alimentar e nutricional, entidades governamentais e não governamentais que oferecem alimentação a beneficiários, e escolas da rede estadual. Exemplos incluem Centros de Referência de Assistência Social (Cras), restaurantes populares, cozinhas comunitárias e solidárias, e bancos de alimentos.
O investimento previsto para este ano é de mais de R$ 6,2 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os alimentos serão adquiridos da agricultura familiar de Alagoas, que possui 164 fornecedores cadastrados.
O programa será executado através de três portarias específicas: PAA Cozinhas Solidárias, PAA Quilombolas e outra portaria com grupos que receberão doações. Segundo Moisés Leandro, diretor-presidente da Emater, o programa é fundamental para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, fornecendo tanto alimentos quanto uma nova fonte de renda para os agricultores locais.
Em 2023, o PAA executado pela Emater beneficiou mais de 98 mil famílias e quase 500 mil pessoas, entregando mais de 2,3 mil toneladas de alimentos, com um investimento de R$ 5,8 milhões.
A lista das entidades aprovadas para receber as doações pode ser conferida no site da Emater. O programa, que visa combater a fome e a pobreza, é mais um exemplo do compromisso do Governo de Alagoas em ajudar os mais necessitados e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado.






