A Portaria Nº 931 do PAA consolidou essa iniciativa ao determinar os recursos necessários para a aquisição dos alimentos, que foram distribuídos em sete regionais da Emater. A recepção dos alimentos ocorreu em 18 entidades diferentes, abrangendo desde instituições sociais até Centros de Referência de Assistência Social, todos comprometidos com a melhoria das condições de vida dos quilombolas.
Produtoras locais, como Maria Nilza e Lucileide, relataram transformações pessoais e profissionais proporcionadas pelo programa. Maria enfatizou a felicidade com o impacto positivo em sua vida, enquanto Lucileide compartilhou a mudança drástica que viveu, deixando de ser trabalhadora doméstica para se tornar agricultora.
Rafaela Alves, presidente da Associação Quituteiras do Quilombo Gameleira, expressou satisfação não apenas pela venda de produtos, mas também por melhorar a alimentação das famílias locais. A distribuição foi finalizada em Olho D’Água das Flores, onde o CRAS local recebeu mais de 7 toneladas de alimentos.
Com vistas ao futuro, Kil Freitas, diretor-presidente da Emater, destacou a importância de dar continuidade ao programa e expandi-lo por todo o estado de Alagoas, buscando potencializar a agricultura familiar e atender ainda mais comunidades.