As motocicletas e ciclomotores, que representam soluções acessíveis e econômicas para muitos alagoanos, já eram beneficiadas pelo programa Correria, iniciativa do Governo do Estado que assegurava a isenção do IPVA e desconto de 50% em outras taxas relevantes. Com a nova lei, esses benefícios foram ampliados, reforçando o compromisso do governo em facilitar a vida dos trabalhadores do setor.
O diretor-presidente do Detran Alagoas, Marco Fireman, destacou a preocupação do governo em desburocratizar processos e reduzir custos para aqueles que dependem das motocicletas para sobreviver: “Com a Lei 9.777, garantimos mais de 500 reais de economia para mototaxistas e motofretistas. O Detran Alagoas é um parceiro desses trabalhadores, incentivando a regularização e valorizando seus esforços diários.”
Representantes dos profissionais beneficiados, como o presidente da Associação dos Mototaxistas e Motoboys de Maceió, Erasmo Gomes, também comemoraram a redução das taxas. “Essa economia é fundamental para que muitos de nós possamos investir em nossas famílias, tornando nossa profissão mais digna e segura”, afirmou Gomes, evidenciando o impacto positivo da medida no dia a dia dos trabalhadores. Com essas mudanças, o governo espera não apenas aliviar a situação financeira dos mototaxistas e motofretistas, mas também incentivar a formalização e a segurança no trânsito.
