ALAGOAS – “Doutorado financiado pela Fapeal na USP beneficia professores da Uncisal e amplia qualificação na área da saúde e educação”

No dia 29 de outubro de 2023, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) anunciou que proporcionou 16 bolsas de Doutorado aos servidores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal). O objetivo dessa iniciativa foi promover a capacitação do corpo docente da universidade e contribuir para a formação qualificada de recursos humanos para o estado.

O programa de bolsas de doutorado foi realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e os contemplados foram selecionados no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Ao todo, os profissionais tiveram a oportunidade de estudar durante 16 meses, com apoio financeiro da Fapeal no valor de R$ 563 mil.

Duas professoras da Uncisal, Vanessa Porto e Waléria Dantas, foram duas das contempladas com as bolsas de doutorado. Além de financiamento para os estudos, elas também tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas e participar de cursos, enriquecendo seus currículos.

Durante o programa de doutorado, as professoras focaram em pesquisas relacionadas a desafios enfrentados por trabalhadores da área da educação e da saúde. Vanessa Porto estudou a relação entre o adoecimento vocal de professores e sua carreira, enquanto Waléria Dantas pesquisou a influência do trabalho noturno na saúde dos profissionais.

Vanessa Porto escolheu uma escola de Maceió como cenário para sua pesquisa, buscando entender as causas do adoecimento vocal dos professores. Já a pesquisa de Waléria Dantas investigou se o trabalho noturno acelera o envelhecimento das artérias e aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.

As duas professoras destacam que a oportunidade de estudar na melhor universidade da América Latina foi uma experiência enriquecedora e trouxe mudanças significativas para a forma como elas preparam e ministram suas aulas. Elas também ressaltam que o programa proporcionou a convivência com pesquisadores renomados e a construção de uma formação ampla.

Segundo Vanessa Porto, o grupo de professores participantes do programa tem muito mais a contribuir para a sociedade e para a Uncisal após essa experiência. O objetivo é trazer o conhecimento adquirido de volta para Alagoas e aplicá-lo no ensino e na pesquisa.

Waléria Dantas destaca que a pesquisa sobre o trabalho noturno revelou que os profissionais expostos a esse tipo de jornada de trabalho têm alterações cardiovasculares que aumentam os riscos de AVC, infarto e outros problemas de saúde. Essas descobertas têm o potencial de contribuir para a conscientização e a adoção de medidas de prevenção nesse contexto.

Em suma, o programa de bolsas de doutorado proporcionado pela Fapeal em parceria com a USP trouxe grandes benefícios para os profissionais da Uncisal. Além de uma formação qualificada, eles tiveram a oportunidade de realizar pesquisas relevantes e adquirir conhecimentos que serão úteis tanto para a academia quanto para a sociedade alagoana.

Sair da versão mobile