Alfredo Ramos, que dedicou sua carreira ao Ipaseal Saúde de 1980 a 2018, retorna à organização para contribuir com seu conhecimento e experiência no levantamento de dados históricos. Interessantemente, sua ligação com o Ipaseal é de longa data, já que ele é filho de Genaura Ribeiro Ramos, uma das fundadoras e primeiras servidoras da autarquia, ingressando em 1963. Durante sua trajetória no instituto, Alfredo foi uma peça chave no Arquivo Central, chefiando o setor por muitos anos e participando ativamente da Comissão de Gestão Documental.
O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Alagoas, criado oficialmente em 4 de dezembro de 1962, por meio da Lei Estadual nº 2.059, estabeleceu-se com o propósito de oferecer uma ampla gama de serviços aos servidores públicos alagoanos. Inaugurado em agosto de 1963, tinha como missão oferecer assistência previdenciária, médica, hospitalar, odontológica, além de apoio financeiro, habitacional e social. No entanto, a trajetória do Ipaseal tomou um novo rumo em março de 2005, quando, com a promulgação da Lei Estadual nº 6.584, ocorreu a transição para o atual Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas – Ipaseal Saúde –, transformando-se em um plano de saúde voltado para o bem-estar dos servidores.
Adeilson Bezerra, destacando a relevância do projeto, afirmou: “Convidamos o senhor Alfredo, hoje aposentado, mas que foi servidor efetivo da casa, para nos ajudar a contar a história do Ipaseal, criado no início da década de 60. Um órgão que possui uma rica trajetória, a qual não se pode perder no tempo. O vídeo fará o resgate desse rico e respeitável legado”. Esse documentário promete ser não apenas um resgate histórico, mas um tributo ao impacto contínuo do Ipaseal na vida dos servidores e de suas famílias, garantindo que as futuras gerações compreendam a importância e a evolução dessa importante instituição pública.