O objetivo principal é orientar a tropa na prevenção de disfunções musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho, bem como informar sobre a previsão normativa referente à comunicação de acidente de trabalho no âmbito da PMAL e disseminar os conhecimentos sobre biossegurança.
O evento foi presidido pelo diretor da Saúde da PMAL, coronel Silvio Brito, e contou com a presença do comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), coronel Maciel Pantaleão, representando o comandante-geral da Corporação. A mesa de honra foi composta pelos dois coronéis, além da oficial do Quadro de Saúde da PM, tenente-coronel Vanessa Lôbo de Carvalho.
A programação incluiu diversas palestras de profissionais com conhecimento e domínio na área, como a tenente-coronel Vanessa, fisioterapeuta, doutora em Biotecnologia em Saúde e Mestra em Ensino da Saúde no Contexto do SUS. Ela abordou o tema “História e Organização da CIPA da DS/PMAL”. Outro palestrante foi o cabo Sabino, bacharel em Direito com pós-graduação em Segurança Pública, que falou sobre a “previsão normativa referente à comunicação de acidentes de trabalho no âmbito da PMAL”.
Além dos militares, o evento contou com palestras de profissionais de saúde, incluindo a doutora Luciana Porangaba, enfermeira e assistente de Qualidade e Biossegurança do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen); o farmacêutico Gustavo Alves do Nascimento, responsável pela Biossegurança do Lacen e da Qualidade e Biossegurança da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); e a enfermeira Juliana Calheiros de Alencar Lima, coordenadora de Enfermagem da Atenção Domiciliar da Unimed Maceió.
Durante a semana, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos essenciais para prevenir acidentes de trabalho e promover a saúde e segurança no ambiente militar. A SIPAT/DS é mais um passo importante da PMAL para garantir o bem-estar e a proteção de seus integrantes.
