O gestor enfatizou que intervenções de curto prazo não são suficientes para resolver os problemas de trânsito e mobilidade, sendo necessário um planejamento estratégico abrangente. Fireman defendeu a necessidade de investir em transporte público eficiente, como o BRT (ônibus de trânsito rápido), para reduzir a saturação de veículos e melhorar a mobilidade na região.
Durante o evento, que contou com a presença de autoridades de trânsito nacionais e locais, o Detran participou de dois painéis. No primeiro, sobre a mobilidade nas cidades do futuro, estiveram presentes o prefeito de Marechal Deodoro, o prefeito de Pilar, a deputada estadual Gabriela Gonçalves e o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió.
No segundo painel, foram discutidas ações para reduzir acidentes e óbitos no trânsito a partir de uma perspectiva global de mobilidade urbana. Representantes do Detran do Paraná e o secretário Nacional de Trânsito também participaram do debate.
Para Fireman, a implementação de soluções de longo prazo, como um sistema eficaz de transporte público, é essencial para melhorar a mobilidade e reduzir os problemas de trânsito em Maceió e Região Metropolitana. O diretor-presidente destaca a importância de um planejamento integrado entre Municípios e Estado para criar um plano estratégico eficaz e duradouro.





