O banco de questões do Detran é composto por cinco mil perguntas, e todas passaram por um processo de revisão e readequação, visando tornar a linguagem mais acessível. Os candidatos que estão em processo de obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou da CNH precisam realizar o exame teórico, que conta com 30 questões, abordando os temas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Cidadania e Mecânica Básica.
A revisão das questões teve como objetivo promover a inclusão e tornar o exame mais pedagógico, com perguntas mais objetivas. “Quando fizemos a análise das perguntas, identificamos que a linguagem utilizada não garantia a nivelação do entendimento. Por isso, a partir de agora, as questões passarão a ter uma linguagem mais simples. Os textos se tornaram mais fáceis de ler e, consequentemente, mais fáceis de entender”, explicou Marco Fireman.
Além disso, durante a entrevista, o diretor-presidente do Detran também falou sobre as ações de regionalização da banca examinadora, que estão sendo ampliadas para os municípios onde o órgão possui a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Segundo Fireman, os candidatos já estão tendo a oportunidade de realizar as provas práticas em 14 municípios, e os exames teóricos estão sendo ampliados gradualmente.
“Estamos empenhados em aproximar, cada vez mais, os serviços do Detran dos alagoanos, para que eles possam fazer as provas teóricas e práticas, ou mesmo resolver qualquer questão, mais próximo de casa, não precisando se deslocar para Maceió ou Arapiraca”, afirmou Fireman durante a entrevista.
Essas medidas do Detran visam aprimorar o processo de habilitação de condutores em Alagoas, tornando-o mais acessível e facilitando o acesso à carteira de motorista para a população. Com a revisão das questões e a ampliação das bancas examinadoras, é esperado que mais pessoas tenham a oportunidade de obter a CNH e contribuir para um trânsito mais seguro.