Lygia Antas, coordenadora do ambulatório de doenças infectocontagiosas do HEHA, destacou a falta de cuidado com os métodos preventivos como um dos fatores do aumento de casos ano após ano. Ela apontou que, possivelmente devido ao tratamento mais exitoso atualmente, as pessoas parecem ter perdido o medo de contrair a doença, o que pode estar contribuindo para o aumento de casos. Além disso, a falta de campanhas educativas efetivas para a nova geração que está iniciando a vida sexual também pode influenciar no desleixo em relação ao uso do preservativo.
Em relação aos números, no ano de 2022 foram registrados 283 novos casos, sendo 281 em adultos e dois em crianças. Já em 2023, o quantitativo até novembro ultrapassou esse total. Diante desse cenário alarmante, a equipe do Hospital Helvio Auto montará um stand para distribuir laços vermelhos da solidariedade e preservativos, masculinos e femininos, a usuários e servidores, além de prestar informações, distribuir panfletos educativos e orientações sobre o uso correto do preservativo e demais maneiras de evitar o contágio.
Atualmente, 3.211 pacientes provenientes de todo o estado de Alagoas com HIV/AIDS são acompanhados ambulatoriamente pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Helvio Auto, trata-se do maior ambulatório em doenças infectocontagiosas do estado em número de pacientes atendidos.
Diante desse contexto, a divulgação dos números serve como um alerta para a necessidade de manter a prevenção, principalmente em um momento em que se observa o avanço de novos casos. Este alerta faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a AIDS. A conscientização, a prevenção e a disseminação de informações sobre HIV/AIDS são fundamentais para enfrentar essa grave questão de saúde pública.