As escolas premiadas foram a Professora Edleuza Oliveira da Silva, de São Miguel dos Campos; Professora Laura Chagas de Assis, de Santana do Ipanema; Ângelo de Abreu, de Olho d’Água das Flores; Luiz Bastos, de Canapi; Dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira, de Japaratinga; Nossa Senhora da Apresentação, de Porto Calvo; Senador Arnon de Mello, de Feliz Deserto; Professora Judith Nascimento da Silva, de Messias; e Carlos Gomes de Barros e Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, de União dos Palmares.
Essas escolas foram selecionadas por seus projetos pedagógicos e, ao se tornarem associadas, assumem o compromisso de serem embaixadoras de valores voltados à cultura de paz. O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, comemorou a conquista e parabenizou todos os envolvidos nesse processo.
Essa notícia é motivo de grande alegria para todos, pois traz o reconhecimento pelo trabalho em benefício da cultura da paz. A conquista dessas escolas faz parte de um projeto formidável, que é a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Inserir essas instituições em uma grande rede colaborativa fortalece o processo de aprendizagem e promove o protagonismo juvenil.
Além disso, as escolas associadas à Rede PEA-Unesco contribuem para discussões importantes, como a erradicação da pobreza, a cultura de paz e a preservação do planeta. Essa é uma discussão que está alinhada com os temas em pauta em todo o mundo.
No caso da Escola Estadual Judith Nascimento, de Messias, por exemplo, a parceria com o Conselho Tutelar do município e o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) resultou em ações colaborativas que reduziram as situações de violência e de crise de ansiedade no ambiente escolar. Essa parceria promoveu atendimentos psicológicos semanais aos estudantes e servidores, e os resultados foram bastante positivos.
O ano de 2023 tem sido de muitas conquistas para essa escola, que além de receber o Selo Unesco, teve uma equipe medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a estudante Éllydy Mayane Gonçalves da Silva foi selecionada para representar Alagoas no Programa Jovem Senador.
O diretor da escola ressalta que este tem sido um ano incrível e que eles esperam fechar com chave de ouro melhorando o desempenho na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A meta é alcançar ou superar o índice de 4,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
É com muita satisfação que as escolas da rede estadual de Alagoas recebem esse reconhecimento da Unesco pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura de paz e do desenvolvimento sustentável. Essa conquista é resultado de projetos pedagógicos e do compromisso de toda a comunidade escolar em promover uma educação de qualidade.