Quando uma pessoa adquire um veículo zero quilômetro, solicita alguma alteração de dados ou precisa fazer a substituição da placa cinza pela placa Mercosul, é necessário acionar o Detran para que uma nova placa seja emitida. Com o intuito de facilitar a comunicação entre o Detran, os usuários e as empresas estampadoras de placas, o órgão definiu um prazo de 30 dias para que todo o processo seja concluído.
Segundo Ana Sarah de Pádua, assessora técnica da gerência de fiscalização e controle do Detran, as autorizações emitidas pelo órgão agora garantem mais segurança aos usuários no momento do emplacamento dos veículos. É de responsabilidade tanto dos proprietários quanto das estampadoras finalizar o processo dentro desse prazo. Caso contrário, a autorização será automaticamente cancelada, sendo necessário abrir um novo serviço no Detran.
Com a autorização gerada pelo Detran, os proprietários podem se dirigir a qualquer estampadora de placas para fazer a instalação no veículo. Alagoas conta com 13 municípios que possuem estampadoras de placas credenciadas ao órgão, com cerca de 50 empresas distribuídas pelo estado.
Em situações em que a autorização é cancelada, os proprietários deverão iniciar um novo procedimento, realizando o pagamento de uma nova guia e uma nova vistoria. Em caso de dúvidas, tanto os usuários quanto as empresas podem entrar em contato com o Detran através do e-mail emplacadoras@detran.al.gov.br.
Essa medida adotada pelo Detran tem como objetivo agilizar o processo de emplacamento de veículos em Alagoas, proporcionando maior segurança e controle. É importante que os proprietários estejam atentos e realizem o processo dentro do prazo estabelecido pelo órgão. As empresas estampadoras também devem cumprir essa diretiva do Detran para evitar possíveis cancelamentos de autorizações.