A companhia de teatro Flora e Alecrim Produção Cultural foi responsável por retratar, de forma jovem, o universo comum à nova geração, que está cada vez mais hiperconectada e sempre online. Os atores interpretaram adolescentes que desejam ser “blogueiros” e cometeram infrações de trânsito, mostrando também como os adultos agem incorretamente ao usar o celular ao dirigir, misturar álcool e direção e andar de motocicleta sem capacete.
A ação foi realizada nos municípios de Batalha e Major Izidoro, no Sertão do estado, e contou com a participação de 280 estudantes. Para a professora Manuela Silva, da escola municipal Antônio Rodrigues de Melo, em Batalha, a iniciativa será de grande importância para os jovens, que muitas vezes se envolvem em acidentes por falta de conhecimento das normas de trânsito.
Durante a apresentação, os estudantes receberam orientações sobre as normas corretas a serem adotadas no trânsito e, ao final, participaram de um debate sobre os assuntos abordados na esquete. A gerente da Ciretran de Batalha, Claudia Dantas, ressaltou a importância da atividade para conscientizar os alunos sobre a responsabilidade no trânsito e destacou que o número de acidentes envolvendo jovens é alarmante.
Além de Batalha e Major Izidoro, o Detran também levará ações para outras cidades do estado durante a Semana Nacional de Trânsito. Estão programadas atividades em Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Penedo, Igreja Nova, Arapiraca, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Atalaia, São Miguel dos Campos, Maragogi e São Miguel dos Milagres.
Segundo o assessor especial de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Roberto Silva, a maioria das ações no interior são voltadas para o público jovem, já que eles são os protagonistas no trânsito. O objetivo é transformar esses jovens em multiplicadores de boas práticas, levando o conhecimento para suas famílias e amigos. Silva ressalta que os jovens estão no topo das estatísticas de acidentes de trânsito devido à falta de informação adequada e o uso incorreto da sinalização e dos equipamentos de proteção individual.
Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran continuará promovendo ações em todo o estado, com o objetivo de educar e conscientizar os condutores sobre a importância de um trânsito mais seguro.