“No trânsito, siga salvando vidas”. Esse é o tema da Semana Nacional de Trânsito, que teve início nesta segunda-feira (18) no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e vai até o próximo dia 25 de setembro. O objetivo do Detran é promover atividades que visem conscientizar os condutores e tornar as vias e rodovias mais seguras.
As ações estão voltadas para a educação no trânsito e buscam conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância de reduzir as ocorrências fatais nas vias. Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, ressaltou a importância da união do Sistema Nacional de Trânsito, em todos os níveis, para reduzir os índices de acidentes e vítimas fatais.
Durante a solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito, estiveram presentes representantes da Polícia Rodoviária Federal, do Conselho Estadual de Trânsito, do sindicato dos CFCs e das Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito de diversas cidades de Alagoas.
Uma das primeiras ações da semana foi a capacitação de profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O encontro reuniu 200 profissionais que receberam palestras sobre a legislação de trânsito. Sonaly Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, destacou a importância da capacitação para a melhoria dos serviços oferecidos pelos CFCs à população.
Além disso, a Semana Nacional de Trânsito também contou com a doação de 10 bicicletas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). As bicicletas serão utilizadas em um circuito de educação para o trânsito, voltado para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas.
Ao longo da semana, serão realizadas diversas atividades educativas, como palestras, cursos de pilotagem defensiva, ações educativas em diversas cidades de Alagoas e um passeio ciclístico em São Miguel dos Campos.
Confira a programação completa da Semana Nacional de Trânsito no site do Detran.







