ALAGOAS – Detran Informa Regras de Reabertura para CNH Com Vencimento em 31 de Dezembro; Cursos e Exames Válidos Podem Ser Reaproveitados



Em uma iniciativa voltada para aqueles que buscam a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) está oferecendo uma oportunidade valiosa para os candidatos que não conseguiram encerrar o processo de habilitação dentro do prazo regulamentar de 12 meses. Através da deliberação nº 271/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran-AL permitiu a reabertura dos processos que se encerrariam em 31 de dezembro de 2024, devido ao prolongamento deste prazo.

Essa reabertura pode ser feita diretamente nos postos de atendimento do Detran-AL ou através do site oficial do órgão. O procedimento é especialmente dirigido a candidatos que já tenham passado pelos exames clínico e psicológico, etapas iniciais essenciais para a obtenção da habilitação nas categorias A, B ou AB.

Wilton Costa, responsável pelo Controle de Condutores no Detran, enfatiza a importância de os candidatos estarem atentos aos prazos de validade dos cursos e exames já realizados. Segundo ele, os cursos teóricos e práticos podem ser reutilizados no novo processo, desde que tenham sido realizados há menos de dois anos. Da mesma forma, é requisito que os exames clínicos e psicológicos mantenham uma validade mínima de dois anos.

Para efetivar a reabertura do processo, é necessário o pagamento de uma taxa específica, seguida pelo agendamento e aprovação nas provas teóricas e práticas. Após superar essas etapas, o candidato deve comparecer ao atendimento presencial em um dos postos do Detran, como nas Ciretrans, nas Centrais Já! ou na sede central, localizada no bairro Cidade Universitária, para concluir a emissão do documento de habilitação. A facilidade de acesso também está disponível pelo portal online do Detran-AL, garantindo que mais pessoas possam dar continuidade ao seu processo de obtenção da CNH.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo