Durante o mês de maio, as equipes do Detran percorreram 50 escolas em 35 municípios, utilizando diferentes estratégias, como jogos interativos e projeções de vídeo, para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Nesta terça-feira, as cidades de Arapiraca e São José da Laje foram contempladas com as ações educativas, reunindo mais de 400 crianças e adolescentes.
Em Arapiraca, foi realizado o Dia D do Maio Amarelo nas Escolas, com quatro instituições de ensino participantes. Os estudantes foram levados ao auditório do Planetário, onde aconteceram apresentações teatrais, musicais, exposições de maquetes e projetos de robótica relacionados ao trânsito. O evento foi organizado para reconhecer o trabalho dos alunos e educadores que abordam o tema do trânsito de forma multidisciplinar ao longo do ano letivo, por meio do projeto Detran na Escola.
Uma das atividades apresentadas foi o projeto “Francisco”, um robô em formato de triciclo, acompanhado por um semáforo desenvolvido pelos alunos durante as aulas de matemática. Wesley Santos, de 12 anos, participante do projeto, destacou a importância de utilizar a robótica como ferramenta de conscientização no trânsito.
A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, ressaltou a importância da campanha do Maio Amarelo para a construção de um futuro mais seguro no trânsito. As ações educativas para estudantes continuam até esta quarta-feira, em São Miguel dos Campos, e seguem ao longo do ano em diversas escolas de Alagoas, por meio de projetos como o Detran na Escola, em parceria com o Conexão DNIT.