Um levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas revelou que as mulheres do estado são mais cuidadosas e atentas às normas e à legislação de trânsito. De acordo com os dados referentes a 2023, as mulheres cometeram 9% menos infrações do que os homens, proporcionalmente ao universo de condutoras e condutores.
No total, 28,41% das condutoras que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram autuadas por infrações, enquanto esse número foi de 37,16% entre os homens habilitados. Em 2023, as condutoras alagoanas foram autuadas por 53.286 infrações, sendo as três mais cometidas o avanço de sinal, o não uso do cinto de segurança e usar calçados inadequados para a condução.
Com um total de 693.397 pessoas com CNH em Alagoas, sendo 187.516 mulheres aptas para conduzir veículos de todas as categorias, desde motocicletas até carretas, os números mostram a importância do respeito às leis de trânsito por parte das condutoras do estado.
Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, essa estatística reflete o maior cuidado e respeito das mulheres com as normas de trânsito, resultando em um número menor de sinistros causados por elas. Fireman ressaltou a importância das mulheres como exemplos de conduta no trânsito, tanto como condutoras quanto como pedestres, ciclistas e passageiras.
Uma das condutoras exemplares é a médica Maria Celia Pugliesi, que, há mais de 20 anos habilitada, afirma seguir todas as normas de trânsito, especialmente quando está com seus filhos. Ela destaca a importância de respeitar os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige e tomar os devidos cuidados ao atravessar as ruas.
Com esses dados, fica evidente que as mulheres de Alagoas têm se destacado no trânsito pela sua responsabilidade e respeito às leis, contribuindo para a segurança de todos os usuários das vias e rodovias do estado.





