Durante o treinamento teórico e prático, os participantes receberam instruções abrangentes sobre relacionamento interpessoal no trânsito, revisão das atualizações na Legislação de Trânsito e cuidados essenciais para a manutenção de motocicletas, incluindo a identificação de falhas mecânicas. Houve também um enfoque especial no comportamento seguro e respeitoso no ambiente de trabalho, abordando questões como assédio.
A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, ressaltou a importância da iniciativa como um passo essencial para as empresas privadas, no sentido de capacitar seus funcionários para garantir um trânsito mais seguro. Ela mencionou que a busca pela capacitação partiu da Control, prestadora de serviços da Equatorial, que tinha como objetivo preparar seus motociclistas para práticas de pilotagem defensiva e para um trânsito mais humano e responsável.
O workshop também incluiu aulas práticas comandadas por especialistas. Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) ministraram sessões de noções de primeiros socorros, enquanto o soldado Peligris dos Santos, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), conduziu treinamentos de direção defensiva. Renata Sousa, líder comercial da Control, destacou a importância de capacitar os colaboradores para um trabalho mais seguro e consciente, promovendo assim atitudes indispensáveis no trânsito como cautela, empatia e respeito.
Empresas interessadas em promover capacitações semelhantes para seus colaboradores podem entrar em contato com o Detran Alagoas através do email educacao@detran.al.gov.br, reforçando o compromisso com a segurança e a educação no trânsito.






