O ciclo de palestras preparado pelo Detran foi abrangente, com módulos que incluíram legislações de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, e temas fundamentais como relacionamento interpessoal e ética profissional. Além disso, foram tratados assuntos críticos e contemporâneos, como prevenção e combate ao assédio sexual. As diretrizes desse treinamento fazem parte do esforço do Detran, em conjunto com parceiros como o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e o SEST/SENAT, para fomentar um ambiente de trânsito mais seguro e humanizado nas escolas e além.
Responsáveis, como Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito do Detran, destacaram a importância dessas capacitações continuadas para manter os profissionais do setor atualizados e preparados para enfrentarem os desafios diários no trânsito. Esse esforço é parte do programa “Detran na Escola”, que, desde fevereiro de 2024, vem atuando em diversos municípios alagoanos, ampliando sua influência e capacitando também motoristas de transporte escolar.
Wilson José dos Santos, um dos participantes do curso e condutor da Frota Litoral, ressaltou a importância fundamental dessa formação para a segurança e eficácia no transporte escolar. Para ele, além de aprimorar a técnica, essas ações preparam os motoristas para reagirem adequadamente em situações de emergência, promovendo um ambiente seguro para todos.
A capacitação promovida pelo Detran reflete um compromisso contínuo com a segurança no trânsito e formação de qualidade, sem substituir o curso obrigatório de atualização previsto pela Resolução nº 802/2020 do Contran, mas adicionando um importante nível de qualificação e preparação prática para os desafios diários enfrentados por esses profissionais.