O programa Detran na Escola, uma iniciativa que começou em 2024, é voltado para estudantes da educação básica. A proposta é integrar a educação para o trânsito nos currículos do ensino fundamental e médio, tanto em escolas públicas quanto privadas. Atualmente, mais de 65 municípios e cerca de 400 instituições de ensino participam do projeto, que busca formar cidadãos mais conscientes no trânsito.
Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran Alagoas, destacou a importância do encontro para a troca de experiências entre os educadores. “Discutimos como o tema do trânsito deve ser trabalhado nas escolas, inspirando-nos em experiências exitosas tanto locais quanto nacionais”, afirmou.
Um dos destaques do evento foi a palestra ministrada pela professora Irene Rios, da Universidade Federal de Santa Catarina, que abordou a necessidade de integrar a educação para o trânsito de forma contínua e transversal no currículo escolar, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Presenças ilustres como os professores doutores Jorge Luis Silva Hermenegildo e Flávio De Mori enriqueceram o diálogo sobre a importância de criar uma rede educacional focada em práticas que realmente contribuam para a segurança no trânsito.
Encerrando o evento, houve a entrega do troféu “Detran na Escola” aos representantes das instituições de ensino em reconhecimento aos projetos desenvolvidos para a melhoria do trânsito, proporcionando também um estímulo para futuras iniciativas. A parceria entre Detran Alagoas e Dnit continua a crescer, formando uma sólida base para educar e conscientizar as novas gerações.