ALAGOAS – Detran Alagoas conclui curso intensivo de vistoria veicular para agentes do DMTT com foco em segurança e identificação de fraudes



Em Maceió, os esforços para aprimorar a fiscalização veicular ganharam um novo impulso com o curso de capacitação promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL). Destinado aos agentes e fiscais de trânsito do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (DMTT), o treinamento de 40 horas ofereceu uma abordagem abrangente sobre a vistoria de identificação veicular. Iniciado na última segunda-feira (17) e concluído nesta sexta-feira (21), o curso combinou teoria e prática para capacitar 50 participantes, abrangendo desde os equipamentos obrigatórios de segurança até modificações permitidas nos veículos. A estrutura do curso incluiu também uma revisão das resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a aplicação de critérios de vistoria para diversas modalidades de transporte, como escolar, táxi, mototáxi e turismo.

O chefe de Vistoria do Detran, Willams Rocha, destacou a relevância do programa ao enfatizar que a formação capacita os profissionais para identificar possíveis fraudes na identificação e documentação dos veículos. Rocha ressaltou que os agentes aprenderam a importância da vistoria veicular, que é fundamental para assegurar a autenticidade dos veículos e de suas documentações. Ele também alertou para a necessidade de acionar as autoridades em caso de qualquer alteração visível ou modificação nos veículos.

Durante a fase prática, realizada no pátio da vistoria, destacou-se a importância da verificação do número do chassi e da numeração do motor, elementos cruciais na identificação de modificações irregulares. Daniel Celestino, Gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran, fez questão de realçar a parceria entre os órgãos de trânsito como um fator relevante para o aumento da segurança viária. Celestino comentou sobre a relevância de retirar de circulação veículos que apresentem adulterações ou clonagens, contribuindo assim para a segurança pública e a eficiência do sistema de fiscalização veicular.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo