A delegação alagoana leva à conferência as propostas desenvolvidas na etapa estadual promovida em agosto pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim). Durante o encontro, seis temas centrais estão sendo debatidos: enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas e raciais; fortalecimento das mulheres em espaços de poder; combate à violência de gênero; políticas de cuidado e autonomia econômica; saúde, educação e assistência social; além da articulação entre governo e sociedade civil.
Essas discussões irão contribuir para a atualização do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Segundo Marília Albuquerque, secretária de Estado da Mulher de Alagoas, a conferência é um momento vital para dar voz a mulheres historicamente invisibilizadas.
O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, é o resultado de uma série de etapas preparatórias que envolveram mais de 156 mil mulheres em níveis municipais, regionais e estaduais.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministras do Governo Federal, destacando-se pelo painel “Políticas Públicas e Ações para as Mulheres do Brasil”. A programação continua nos dias seguintes, culminando na sexta-feira com a plenária final, onde as propostas serão analisadas e votadas.