ALAGOAS – Delegação Alagoana Leva Propostas à Conferência Nacional de Políticas para Mulheres em Brasília

Delegação do estado de Alagoas, composta por 52 mulheres, está marcando presença na quinta edição da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM), atualmente ocorrendo em Brasília. O evento, que começou nesta segunda-feira e vai até quarta, reúne mais de 4 mil mulheres de todo o país, com o tema central “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

A delegação alagoana leva à conferência as propostas desenvolvidas na etapa estadual promovida em agosto pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim). Durante o encontro, seis temas centrais estão sendo debatidos: enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas e raciais; fortalecimento das mulheres em espaços de poder; combate à violência de gênero; políticas de cuidado e autonomia econômica; saúde, educação e assistência social; além da articulação entre governo e sociedade civil.

Essas discussões irão contribuir para a atualização do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Segundo Marília Albuquerque, secretária de Estado da Mulher de Alagoas, a conferência é um momento vital para dar voz a mulheres historicamente invisibilizadas.

O evento, promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, é o resultado de uma série de etapas preparatórias que envolveram mais de 156 mil mulheres em níveis municipais, regionais e estaduais.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministras do Governo Federal, destacando-se pelo painel “Políticas Públicas e Ações para as Mulheres do Brasil”. A programação continua nos dias seguintes, culminando na sexta-feira com a plenária final, onde as propostas serão analisadas e votadas.

Sair da versão mobile