A Defesa Civil de Alagoas está em alerta constante devido à possibilidade de colapso da mina 18 da Brasken, localizada no bairro do Mutange. A área está sendo monitorada diuturnamente, com a avaliação contínua dos dados estatísticos e da evolução da mina. Segundo o capitão Augusto, chefe da Seção de Desastres Tecnológicos da Defesa Civil de Alagoas, os últimos relatórios apontam que a velocidade da movimentação do solo em torno da mina 18 continua alta, mas houve estabilização nas últimas horas. Ainda não é possível avaliar se houve acomodação da movimentação do solo na área.
O capitão destacou que as minas mais próximas da mina 18 foram fechadas, mas existem outras minas próximas que também representam risco. No entanto, a magnitude prevista do colapso da mina 18 não afeta edificações estruturalmente saudáveis. A preocupação da Defesa Civil foi isolar os prédios que tiveram sua estrutura afetada na área do Pinheiro, que já foram evacuados como medida preventiva.
O monitoramento da movimentação do solo é feito por meio de GPS e microsismologia, o que permite uma medição frequente e em tempo real da velocidade de afundamento do solo. A subsistência está em cerca de 50 cm/dia, e foi esse aumento abrupto que levou ao alerta de possível colapso da mina 18.
É ressaltada a importância do acompanhamento da população nas mídias oficiais dos órgãos competentes, a fim de evitar a disseminação de fake news. A Defesa Civil está tomando medidas para evitar a propagação do pânico na população, tranquilizando a população e garantindo que as áreas de risco foram evacuadas e extrapoladas para garantir a segurança.
Além disso, o Governo do Estado está unido com todas as secretarias e integrado com o município para traçar todas as medidas necessárias no caso do colapso da mina, garantindo a segurança da sociedade alagoana.
Neste momento, é essencial que a população esteja atenta às informações oficiais e evite compartilhar notícias não confirmadas, a fim de garantir que as informações sejam precisas e confiáveis. A Defesa Civil está agindo de forma preventiva e monitorando de perto a situação, buscando minimizar os impactos para a população de Alagoas.